Mapeamento Corporal Digital

O melanoma é uma neoplasia geralmente agressiva, que pode surgir em qualquer parte da pele, até mesmo em mucosas e nos olhos, sua incidência apresenta aumento crescente nas últimas décadas. Embora seja o menos frequente dos cânceres de pele, é responsável pela maior parte dos óbitos. 

O melhor tratamento ainda é o diagnóstico precoce, com a avaliação periódica da população de risco por métodos que complementem o exame clínico. A dermatoscopia é um método não invasivo que aumenta a acurácia do exame a olho nu para o diagnóstico do melanoma em 10 a 27%, permite a detecção de lesões em estádios iniciais e aumenta a sobrevida do paciente.  

Sabe-se que os melanomas em estágios mais iniciais podem não apresentar características típicas à dermatoscopia no primeiro exame, podendo apenas ser reconhecidos pelas mudanças ao longo do tempo. O Mapeamento Corporal Digital permite o acompanhamento seriado das imagens dermatoscópicas dos nevos (pintas) do paciente, e com isso a detecção precoce das mudanças sofridas ao longo do tempo. 

As fotos dermatoscópicas obtidas são fornecidas com um relatório descritivo emitido pelo Dermatologista, a partir desse registro é possível monitorar a evolução dos nevos (pintas) e fazer comparações futuras, além de identificar novas lesões que podem aparecer ao longo da vida. Dessa maneira, o exame é essencial na detecção de lesões suspeitas e evita cirurgias desnecessárias para a retirada de nevos benignos.

O retorno à dermatoscopia digital em três meses, seguimento de curto prazo, quando indicado é muito importante para a detecção dos melanomas de crescimento rápido. Qualquer mudança de tamanho, forma, estruturas dermatoscópicas e cor que ocorrer nesse intervalo de acompanhamento indicativa de retirada da lesão. 

 O Mapeamento Corporal Digital permite a detecção de melanomas em fase inicial. O exame está indicado para os pacientes com fatores de risco para Melanoma: história pessoal de câncer de pele, pessoal ou familiar de melanoma, múltiplos nevos (pintas), queimaduras solares na infância, presença de sardas, indivíduos de pele e cabelos claros (pacientes que ao se expôr ao sol, queimam e não bronzeiam). 

Foto fonte: internet. Por meio do Mapeamento corporal Digital é possível identificar o crescimento assimétrico da lesão.

Foto fonte: internet. FotoFinder: Aparelho utilizado no Mapeamento Corporal Digital.

Foto fonte: Russo T, Piccolo V, Lallas A, Giacomel J, Moscarella E, Alfano R, Argenziano G. Dermoscopy of Malignant Skin Tumours: What’s New? Dermatology. 2017;233(1):64-73. Fotos seriadas do seguimento dermatoscópico digital. Crescimento assimétrico da lesão ao longo do tempo, realizado retirada cirúrgica da lesão com diagnóstico de melanoma. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar consulta

Dra Fernanda Seabra

MARCAR AGORA

MARCAR CONSULTA

Categorias

Dra Fernanda Seabra  copyright 2019 | Site desenvolvido por: Hugo Candido