A Microscopia confocal é um exame não invasivo e indolor, realizado de forma simples e rápida, que tem por finalidade complementação diagnóstica nos casos duvidosos avaliados pela clínica e dermatoscopia. Utiliza-se um anel de metal, que será fixado na pele do paciente, com o auxílio de um adesivo. No interior deste anel, adicionamos gel e fixa-se este anel ao aparelho.
Essa nova tecnologia fornece imagens em tempo real de estruturas micro anatômicas (células, núcleos e arquitetura tecidual) da pele em uma resolução muito próxima ao exame histopatológico.
A Microscopia confocal é um procedimento não-invasivo, realizado in vivo, indolor e sem dano tecidual que apresenta inúmeras vantagens na identificação instantânea das estruturas da pele. A pele não é alterada durante o exame, os dados são coletados em tempo real, permitindo a análise rápida da lesão, e pode ser repetido inúmeras vezes caso necessário.
O método permite avaliar alterações que ocorram na lesão ao longo do tempo, de forma dinâmica, como em resposta a alguma terapia utilizada, e também delimitação precisa das bordas, permitindo um melhor planejamento cirúrgico.
Dra Fernanda Seabra copyright 2019 | Site desenvolvido por: Hugo Candido
1 Comentário
Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.